We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Tocamos O Que Nos Apetece

by Paulo Moura

  • Book/Magazine

    ships out within 3 days

      €15 EUR or more 

     

about

CARA007

credits

released June 3, 2023

"Tocamos O Que Nos Apetece" de Paulo Moura
25 Anos da Orquestra Jazz de Matosinhos

"Pedro tinha prometido que seria uma Big Band completa, ainda que começasse por uma versão básica: quatro saxofones, dois trombones e dois trompetes, além do piano, baixo e bateria. Primeira dificuldade: não havia músicos. Essa era a crua verdade: em toda a região do Porto não havia músicos de jazz suficientes para formar uma orquestra. Paciência. Alguns se haveria de arranjar. Se não eram músicos de jazz ainda, sê-lo-iam depois de tocarem na orquestra. E lá se formou a Big Band, com um músico de salsa, uns tantos das bandas filarmónicas, outros dos casinos e mais alguns da música clássica, alguns arquitectos de profissão, um engenheiro mecânico, um palhaço de circo."

25 anos de história e de histórias da Orquestra Jazz de Matosinhos e não só. Uma viagem que começa na emocionante noite de estreia da Heritage Big Band, recua até à pré-história do jazz nacional e habilmente nos guia por lugares e momentos que deram forma a esta constelação de jazz a Norte - a lendária escola do Churrasquinho, que mais tarde se tornou na Escola de Jazz do Porto, a Casa do Mário Santos, a criação da Orquestra Jazz de Matosinhos e de um Curso de Jazz na ESMAE, ou ainda o nascimento da associação Porta-Jazz. Uma passagem por episódios de figuras e estruturas que se entrelaçaram de várias formas com os caminhos da OJM, que sonharam e fazem com que seja possível fazer o jazz que apetece.


Paulo Moura, escritor e repórter nascido no Porto, estudou História e Jornalismo e, durante 23 anos, foi jornalista do Público. Exerceu funções de correspondente em Nova Iorque e de editor da revista Pública, e tem feito reportagens em zonas de crise por todo o mundo. Fez a cobertura jornalística de conflitos no Kosovo, Afeganistão, Iraque, Tchetchénia, Argélia, Angola, Caxemira, Mauritânia, Israel, Haiti, Turquia, China, Sudão, Egipto, Líbia, Ucrânia e muitas outras regiões, ganhou vários prémios (Gazeta, AMI, ACIDI, Clube Português de Imprensa, FLAD, Comissão Europeia, UNESCO, Lettre Ulisses, Lorenzo Natali, Literatura de Viagens da APE, entre outros). É professor de Reportagem e Entrevista, Jornalismo Internacional e Jornalismo Literário na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, de Escrita de Viagens na Universidade Nova de Lisboa, de Jornalismo e Literatura de Viagens no Mestrado em Turismo da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e autor de treze livros, entre os quais Depois do Fim – a crónica dos Primeiros 25 anos da Guerra de Civilizações, Cidades do Sol – Em Busca de Utopias nas Grandes Metrópoles da Ásia e Viagem ao Coração de uma Guerra Futura – Ucrânia, Rússia, Leste da Europa, 1995-2022.

Tocamos O Que Nos Apetece
© Paulo Moura e Orquestra Jazz de Matosinhos

Autor: Paulo Moura
Título: Tocamos O Que Nos Apetece
Revisão: Gisela Leal
Design Gráfico: Dobra

1.ª Edição, Junho 2023
ISBN: 978-989-33-4675-4
Depósito Legal: 516433/23
Impressão: Maiadouro

Todos os direitos reservados

Editado por CARA, 2023

www.ojm.pt

tags

about

Orquestra Jazz de Matosinhos Portugal

OJM, is a non-profit organization whose main goal is to promote creation, research, education and public awareness in the area of Jazz. Founded in 1997 with the support of the Matosinhos City Council, today OJM plays the role of a National Jazz Orchestra. Combining international ambition with local community responsibility, OJM considers itself a pioneer in a largely unexplored territory. ... more

contact / help

Contact Orquestra Jazz de Matosinhos

Streaming and
Download help

Shipping and returns

Redeem code

Report this album or account

If you like Tocamos O Que Nos Apetece, you may also like: